Vista cansada no trabalho pode ser evitada com medidas simples
18/05/2015
O mundo corporativo foi dominado pela tecnologia. Independente da profissão, muitos passam a jornada de trabalho em frente a computadores, laptops e tablets. Se você faz parte dessa parcela de trabalhadores, já deve ter sentido a visão embaçada, dificuldade para enxergar, oscilação da visão, ardência, lacrimejamento, dores de cabeça constantes ou olhos pesados.
De acordo com o oftalmologista Richard Yudi Hida, a vista cansada surge pela diminuição da frequência do piscar, que pode ocasionar ressecamento dos olhos, olho vermelho, coceira, lacrimejamento, maior sensibilidade à luz e sensação de peso nas pálpebras.
"O incomodo é gerado pela má lubrificação e aumento da evaporação, diretamente ligada à atividade ocular interativa e estática dos olhos. Os sintomas podem se agravar se também estiverem presentes fatores como o estresse, a presbiopia (dificuldade em enxergar de perto devido a idade), o cansaço, a falta de sono, além da frequente exposição ao ar condicionado e à poluição", explica.
"Pessoas que trabalham em ambientes fechados, com ar condicionado, são bastante acometidas pela vista cansada, pois o ar gelado e seco desencadeia o ressecamento dos olhos, que expõe a superfície ocular da córnea causando os sintomas citados", destaca.
O especialista ainda ressalta que pacientes com histórico de doenças oculares devem ficar mais alertas. "Aqueles que têm hipermetropia, astigmatismo ou dificuldade para enxergar de perto (presbiopia), são mais vulneráveis a desencadearem o problema, principalmente se não realizarem consultas regulares ao oftalmologista. É possível detectar a vista cansada precocemente, evitando, assim, complicações no futuro", diz Dr. Richard.
PISCAR
Piscar várias vezes ajuda a lubrificar os olhos e previne irritações oculares. "Quando estiver diante do computador, procure realizar intervalos de um ou dois minutos a cada 2 a 3 horas para descansar os olhos, piscando várias vezes seguidas e olhando para longe (mais que 6 metros)", afirma.
Controlar a iluminação também ajuda. "Quando estiver usando um microcomputador, evite luzes que promovam reflexos na tela do microcomputador ou na mesa em que o mesmo está apoiado. Observe a intensidade das lâmpadas do ambiente e prefira a entrada de luz natural da janela. Equilibrar o contraste do ambiente com o do computador ajuda também a cansar menos o olho", recomenda oftalmologista.
BRILHO
Reduzir o brilho produzido pelas superfícies planas e pela tela do computador é uma dica importante. Hoje, a maioria das telas dos computadores têm pouco reflexo. Aumentar a frequência de varredura do monitor (em Hz) pode reduzir o cansaço dos olhos (colocar acima de 70 Hz).
DESCANSO E BOA QUALIDADE DO SONO
A privação do sono aumenta o risco de cansaço ocular. Ficar um longo tempo com os olhos abertos e passar noites em claro, afeta temporariamente a superfície ocular e a musculatura responsável para "focar" objetos, podendo causar sintomas como dores de cabeça, ardência, olho vermelho, lacrimejamento e oscilação da visão.
Fonte: Bonde.com.br